terça-feira, 10 de maio de 2011

Tem coisa mais gostosa...


Do que comidinha de Mamy?

Mamy não têm muita paciência para seguir receitas, para inovar, então sempre opta pelo trivial (arroz-feijão-carne), enquanto eu já adoro cozinhar, principalmente pratos novos. Adoro fugir da rotina, do trivial, da mesmice, mas nem a julgo não porque ter a obrigação de cozinhar (ou de fazer qualquer coisa) deve ser muito chato. Talvez se eu estivesse no lugar dela, também não gostasse e optasse pelo basicão mesmo.

O fato é que, trivial ou não, comidinha de Mamy é comidinha de Mamy. E a comidinha da minha Mamy não fica atrás não. É uma delícia! Adoro a comidinha de Mamy! Vejam esse feijãozinho....



Já disse algumas vezes aqui que não gosto de feijão, mas esse não está pedindo para ser comido? Ainda num prato bacana desses?! Com direitinho a fumaçinha e tudo?! Unhhhhhhhhhhhhhhh


***

Por falar em feijão, li há algum tempo atrás uma reportagem muito interessante no blog A nutricionista.com, que estou transcrevendo abaixo:

Feijão faz bem ou mal à saúde?


Você come feijão todos os dias? Se respondeu que sim, parabéns! Do contrário, saiba que excluir este alimento da alimentação diária pode trazer diversos prejuízos para a saúde.

Hoje, o que observo através da experiência em consultório é que as pessoas possuem uma visão distorcida sobre diversos alimentos. O feijão, infelizmente, é um deles. É cada vez mais frequente encontrar indivíduos que excluem o feijão da dieta por acreditarem que esta leguminosa “engorda”, prende o intestino ou não possui valor nutricional. Ora, isso é um absurdo!

Em primeiro lugar, quando falamos em estratégias para emagrecimento, o feijão pode ser um grande aliado! Não acredita? Pois bem, vamos aos fatos: o feijão é rico em fibras, as quais são responsáveis pela sensação de saciedade, reduzindo o consumo alimentar durante a refeição. Além disso, do ponto de vista calórico, 1 concha de feijão cozido com caldo apresenta a mesma quantidade de calorias de cerca de 1/3 do pão francês! Isso mesmo, são apenas 55 Kcal! Ou seja, menos calorias do que as encontradas em 1 maçã média (70 Kcal) ou 200 ml de leite desnatado (65 Kcal). Assim, fica evidente que ele deve estar presente em qualquer dieta que vise perda ou manutenção do peso corporal.

Além disso, as fibras contidas no feijão são responsáveis por regular o trânsito intestinal e reduzir a absorção de colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e na prevenção de diabetes, constipação intestinal e hiperlipidemias como colesterol e triglicérides elevados.

Dentre os vários componentes presentes no feijão destacam-se os compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes. Estas substâncias agem no nosso organismo, reduzindo os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças degenerativas.

E as vantagens deste alimento não param por aí. O feijão é rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulação da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções. Portanto, pense duas vezes antes de sair falando que o feijão não tem valor nutricional…

Mas atenção: na hora de comprar esta leguminosa é importante observar sua qualidade. Sempre evite o feijão enlatado, pois contém muito sódio e pode aumentar a pressão arterial e provocar inchaços. Observe se a embalagem está íntegra, sem furos ou indícios de adulteração, se os grãos apresentam coloração mais clara (indicando que estão mais novos) e se estão inteiros. Para conservá-lo corretamente, armazene em lata vedada, longe da umidade.

Depois de tantos benefícios descritos, não existe justificativa para não consumir um alimento tão importante como o feijão. Vamos valorizar este alimento tipicamente brasileiro e retomar os velhos e bons hábitos alimentares!

No próximo artigo, continuarei a falar sobre o feijão, desta vez destacando a importância do casamento “arroz com feijão”. Até lá, e boa apetite!


3 comentários:

L. disse...

O feijão da sua mamãe parece ser deliciooooso!! E eu simplesmente AMEIII esse post! Muito bom sabe que o feijão faz bem a saúde (achav que era bom evitar)... Obrigada pela dica, viu? bjinhos!

Deborah Martin Salaroli disse...

Adoro feijão
Sozinho sem tempero, só com salzinho.
Bom demais.
Bj

Franciele disse...

Caraca! É só isso de caloria? Nossa nem sabia!
Bjaumm

Fran Silva Sauro