domingo, 17 de abril de 2011

1º semana de VP


Considerando que essa foi a primeira semana seguindo as regras do Vigilantes do Peso. Considerando que minha alimentação antes de voltar a seguir as regras do VP estava no oba, oba. Considerando que não ultrapassei a cota semanal dos pontos flex. Acho que essa 1º semana foi boa...



É claro e evidente que muita coisa ainda precisa ser mudada (e vai ser), mas não dá para sair de um extremo ao outro sem que haja um meio termo. Afinal, não cheguei ao peso que cheguei de um dia para outro. Logo não posso querer perder todo o meu excesso de peso em um dia ou uma semana, que seja. Vamos aos poucos. Devagar e sempre!

Observando os cardápios dessa semana, alguns pontos me chamaram a atenção. São eles:

Salada => taí um item que nem amo e nem odeio. Não sou apaixonada por salada, mas como numa boa e quando fico sem comer até sinto falta, sabia?! Já se tornou um hábito e que já trago comigo faz um tempinho, desde a primeira vez que fiz VP, há alguns anos atrás, e que tenho manter;

Refrigerante => um vício. Quando era adolescente só bebia aos finais de semana, mas comecei a trabalhar e daí já era. Não consigo almoçar sem beber alguma coisa. Caí na artimanha dos restaurantes e para sair desse ciclo vicioso é difícil, mas sou persistente. Troquei algumas vezes o refri pelo suco, mas isso é um peso de duas medidas. Por um lado é bom porque é mais saudável e não fico tão cheia de gases, mas por outro lado isso acaba pesando na pontuação, já que o refri é zero e o suco, não. Mesmo assim tenho que voltar a limitar o refrigerante aos finais de semana.

Eventos => tive um evento nessa semana e nem por isso meti os pés pelas mãos. Comi além da conta, é verdade, mas comi bem menos do que comeria se fosse em outra ocasião e isso já é meio caminho andado.

Proteína => tenho o péssimo hábito de me servir com mais do que um tipo de proteína. Acabo colocando um pedaço de carne e frango, ou frango e peixe, ou carne e peixe, enfim.... Quando não há necessidade disso, não é verdade?! Tenho que evitar isso.

Esse levantamento é super importante para sabermos onde estamos acertando e errando, o que devemos ajustar, o que podemos melhorar, o que deve ser mantido. Melhor ainda seria fazer esse levantamento diariamente, mas semanalmente também é legal, desde que seja logo após o término da semana, porque assim temos tempo de fazer essas modificações já para a próxima semana, o que não será possível dessa vez, já que esse levantamento foi feito uma semana após o fim da 2º semana. Mas ainda assim é válido. Agora é tentar ajustar isso na 3º semana e bola pra frente.


Nenhum comentário: