quarta-feira, 28 de abril de 2010

7 dicas para você se alimentar bem em qualquer lugar.

Quinta-feira, 7 da noite; seu filho sai da escolinha de futebol – hambúrgueres num fast-food. Sexta-feira, 5 da tarde e você não quer cozinhar esta noite – restaurante do bairro. Sábado a noite e é o aniversário da sua mãe – uma cantina italiana. Parece familiar, não é mesmo? Você sabia que na média uma em cada três refeições são feitas fora de casa?

Com nosso atual estilo de vida acelerado, comer fora é mais conveniente do que nunca; contudo com as calorias escondidas nas porções exageradas dos restaurantes, esta aparentemente inocente conveniência teve um impacto significativo na epidemia da obesidade.

Na maioria dos casos os pratos de restaurantes têm mais calorias do que se imagina e se você não for cuidadosa, pode acabar prejudicando bastante seus esforços para perder peso. Isto não quer dizer que você nunca pode comer fora se quiser ser saudável. Apenas fique esperta sobre o tema. Aqui estão 7 dicas simples que podem lhe ajudar muito a fazer escolhas saudáveis quando estiver comendo fora.

Pesquise
Algumas cadeias de restaurantes publicam na Internet as informações nutricionais dos seus pratos. Não acredite que você pode julgar o conteúdo nutricional de um prato baseado no seu nome. Você freqüentemente encontrará refeições com nomes saudáveis cheias de calorias.

Pense bem no que vai beber
Calorias líquidas não lhe satisfarão tanto quanto as sólidas, então é melhor evitá-las completamente. Você deve tentar beber água ou chá sem açúcar.

Evite as entradas e aperitivos de cortesia
Se você quiser algo antes da refeição, vá pelo caminho seguro: uma bela salada verde – com molho à parte ou sopinha básica são ótimas pedidas.

Divida sua comida pela metade
A maioria dos pratos em restaurantes tem calorias suficientes para duas pessoas; então, divida a comida com uma amiga ou leve metade para comer depois em casa. Uma boa idéia é pedir uma embalagem para viagem e dividir a refeição assim que chegue à mesa.

Atenção ao preparo das proteínas
Seu melhor pedido será por proteínas magras como peito de frango, peixe, marisco, tenderloin ou sirloin. Certifique-se que seja cozido, grelhado ou assado – jamais frito.

Molhos e acompanhamentos
Saladas provavelmente são os pratos mais saudáveis do cardápio, contudo você precisa tomar cuidado com os molhos e acompanhamentos. Peça para servirem o molho à parte e não tenha medo de cortar os acompanhamentos mais calóricos como pedacinhos de bacon, batata palha, torradas e queijo ralado. Certifique-se de não consumir molhos cremosos como os de carne, Alfredo ou qualquer um com a palavra manteiga.

Decisões doces
Todos nós precisamos de um docinho de vez em quando, entretanto as sobremesas de restaurantes não costumam ser boas opções. Se você for pedir algo depois da refeição, opte por picolés de frutas ou sherbets. Como alternativa, divida uma sobremesa com as amigas. Como viu, você pode manter-se saudável mesmo quando come fora de casa. Agora você já está esperta para suas saidinhas.

Fonte: Nadia Rodman – Nutricionista Curves Internacional

Nenhum comentário: