quarta-feira, 21 de março de 2012

Lagarto recheado


Já disse aqui algumas vezes que adoro cozinhar e, por isso, acompanho vários blogs de culinária. E quando vou para cozinha, gosto de variar, sair do feijão-arroz-e-carne de todo dia, embora nem sempre isso seja possível, por conta do povo lá de casa (ô povinho enjoado!), mas sempre que posso gosto de sair do trivial, e quando vi essa receita no Blog do Edu Guedes quase enlouqueci. Não via a hora de fazer essa carne lá em casa.

Numa das idas ao mercado lembrei-me de comprar uma boa peça de lagarto e desde então esperei ansiosamente pelo final de semana que poderia, finalmente, testar a receita e eis que o momento tão esperado chegou (eheheh). Fiz o lagarto recheado e as batatas gratinadas e foi um sucesso, mas as batatas serão assunto de outro post.

Para o lagarto recheado você vai precisar de uma peça de lagarto limpa, óleo, cebola, alho, molho de tomate, tomate, sal e temperos a gosto. Não estou colocando quantidades porque fiz no "olho" e acho que essa receita é bem a gosto da pessoa, não tem muito mistério.

Eu fiz assim:
- Como a peça de lagarto não cabia inteira na panela de pressão, precisei cortá-la ao meio. Uma parte fiz recheada e a outra não.
- Na parte que iria rechear, fiz um buraco no meio e enfiei duas tiras de lingüiça calabresa e duas tiras de cenoura. Ambas as tiras foram cortadas congeladas e do tamanho da carne. Usei a cenoura crua e a lingüiça sem a pele.
- Com a panela de pressão no fogo, coloquei óleo até cobrir o fundo da panela e dei uma selada na carne. Primeiro selei uma parte, retirei da panela e selei a outra parte da carne.
- Arrumei os dois pedaços de carne na panela e acrescentei cebola picada, alho amassado, tomate picado, extrato de tomate, louro em pó, tempero pronto de carne, cheiro verde, alecrim e manjericão desidratados, alho poró picado, azeitona verde picada e água fervendo até cobrir completamente as carnes.
- Tampei a panela e depois que pegou pressão, marquei 45 minutos. E um cheiro maravilhoso tomou conta da casa....
- Desliguei o fogo, esperei sair a pressão e abri a panela.

A carne ficou divida. Macia e saborosa! Um arrasooooooooo
Servi fatiada coberta com o molho, desse jeito:


Antes de finalizar, preciso fazer algumas considerações:
- Na receita original ia cerveja, que preferi não usar porque minha irmã está grávida e álcool não combina com gravidez.
- A receita original mandava cobrir com óleo todo o fundo da panela para selar a carne e acabei seguindo a receita, mas confesso que farei diferente da próxima vez. Acho que foi muito óleo e sem necessidade. A panela estando quente e com o mínimo de óleo já dá para selar a carne, não precisa de tanto óleo. Na foto dá para ver bem que é desnecessário.
- Rechear a carne, bem como qual recheio usar, é opcional. A escolha é livre.
- Como o caldo ficou um pouco ralo, resolvi dar uma engrossada nele antes de colocar sobre a carne já fatiada. Levei uma panela com o caldo ao fogo e acrescentei uma colher de maisena dissolvida num pouco de caldo, deixei dar uma fervida e pronto.

No mais, é experimentar. Vale a pena!
A receita não é difícil, não é trabalhosa e nem muito demorada. É simples, mas já dá para sair do trivial. Adoro!

Nenhum comentário: