segunda-feira, 20 de junho de 2011

Desabafo sobre o meu processo de emagrecimento


Desde o dia 26/05, data do meu aniversário, não tenho feito as anotações do meu diário alimentar, o que é uma vergonha, reconheço! Por pura falta de vergonha na cara e desânimo também... Desânimo porque me pesei recentemente e não vi resultado nenhum. Pelo contrário, acho que ainda aumentei de peso. Tá certo que não tenho controlado muito bem essa questão de peso, não tenho me pesado com freqüência e nem tenho anotado nada, mas não acho que esteja com problemas de memória a ponto de esquecer uma informação de tamanha relevância como essa, vai?! Vamos encarar os fatos... No fundo, no fundo, não posso nem reclamar, pois minha alimentação não é das mais saudáveis. Vinha até conseguindo me manter dentro dos pontos, seguindo a proposta do VP, mas nem de longe fazia as melhores escolhas. Não adianta simplesmente comer menos, há que se comer melhor, ingerir menos calorias, e, de preferência, gastar também.

Por falar em queimar calorias, recentemente, no frio que tem feito aqui no RJ, passei por uma praça que tem perto de casa e vi uma mãe dando voltas na praça empurrando um carrinho de bebê com uma menininha linda toda encasacada. Fiquei surpresa e ao mesmo tempo mexida com aquela cena. Afinal, como uma pessoa que deve ter afazeres e obrigações domésticas das quais eu não tenho consegue arrumar tempo para se exercitar, enquanto eu só consigo arrumar desculpas, porque no fundo, no fundo, acaba sendo isso – desculpa. Se ela que tem (ou deve ter) casa, marido e filho para cuidar consegue porque eu, que não tenho nada disso, não consigo? É para parar e pensar...

Como pensar não resolve o problema e ainda com a cena da mãe caminhando com sua filha, à noite, no frio, na cabeça, resolvi agir. Vou (re)começar novamente. Para isso tracei algumas metas gerais a atingir:

- Comprar uma balança (já comprei);
- Me pesar semanalmente, sempre as segundas-feiras pela manhã (já comecei hoje);
- Voltar a anotar e fotografar tudo o que como (já comecei hoje);
- Fazer as anotações do diário imediatamente após as refeições para evitar esquecimentos;
- Postar o cardápio do dia no mesmo dia;
- Eliminar 4 kg até o dia 18/07/11.

Para auxiliar nesse processo de emagrecimento, vou traçar algumas metas semanais e já para essa semana, que começa hoje, estipulei:

1) Refrigerante: no máximo 2 vezes na semana;
2) Fritura: no máximo 2 refeições na semana;
3) Exercício:
3.1) 6 voltas na praça que tem perto de casa ao longo da semana;
3.2) Usar as escadas do prédio onde moro sempre que sair ou entrar no prédio;
3.3) Usar as escadas do trabalho para descer no mínimo 3 vezes na semana.

As metas já estão valendo!
Ânimo, Roberta!
Força!
Você consegue!
Você é capaz!

 

Nenhum comentário: