domingo, 4 de setembro de 2011

E a luta continua...


O blog anda meio parado, meio abandonado, esquecido e para quem ainda passa por aqui, isso pode significar que eu abandonei também meu projeto de emagrecer, mas isso não é verdade. Não tenho postado os cardápios, mas não desisti de emagrecer. Mudei o foco, é bem verdade, mas tudo visando o emagrecimento. E que mudança foi essa? Vou explicar!

Há, mais ou menos, uns vinte dias, conversando com um colega de trabalho, descobri que a empresa onde trabalhamos oferece a nós, funcionários, um programa de nutrição e corri atrás de mais informações, buscando participar do programa.

Liguei pra um, liguei pra outro e descobri que esse programa possui três linhas de atuação. Cada uma delas voltadas para um público-alvo. E dentre essas tantas ligações fui informada que eu poderia agendar uma avaliação com uma das nutricionistas da empresa e assim o fiz.

Minha avaliação foi feita no dia 17/08/11 pela Dra. Renata, um doce de pessoa, que ao me avaliar me incluiu nesse programa no segmento de consultas individualizadas a cada 15 dias (uma das três linhas de atuação do programa).

Nesse nosso primeiro contato, ela me pesou, mediu minha circunferência abdominal e fez anotações sobre minha alimentação (como era o meu dia em termos de alimentação, refeição por refeição). Após isso, ela me entregou (e explicou) a cartilha do programa e montou um cardápio para mim. Um cardápio mais qualitativo do que quantitativo, ou seja, o primeiro foco é mudar minha alimentação em termos de nutrientes. Aumentar a ingestão de fibras, frutas, legumes e verduras, aumentar a atividade física e diminuir frituras, alimentos gordurosos, açúcares e beliscões ao longo do dia. Ela trocou o adoçante por um a base de Stévia ou Sucralose e me orientou a não beber itens que contenham cafeína após as refeições por dificultar a absorção de ferro pelo organismo. Até porque eu já tive anemia decorrente da carência de ferro. Ela me deu altas dicas de produtos, receitas de sanduíches, enfim... Adorei a consulta!

Ficou agendada nova consulta para o dia 31/08/11.

Nesses primeiros quinze dias tentei seguir ao máximo essas orientações (postarei os cardápios a seguir – cardápios esses não mais pontuados, já que não estou mais seguindo as orientações do VP) e como vocês poderão ver, melhorei muito o visual do meu prato, buscando sempre colocar no prato alguma opção de legume e/ou verdura, evitei os sucos prontos, evitei o refrigerante, mas também derrapei em alguns momentos, o que faz parte do processo, sabemos disso. No geral, acho que fui bem.

E no dia 31/08/11, nossa 2º consulta, fui novamente pesada e medida. Perdi 8 cm de cintura e 700 gramas – fiquei muito feliz, embora esperasse um resultado bem melhor na balança. Por conta disso e por achar que ainda posso melhorar mais a qualidade e o fracionamento das minhas refeições, solicitei a ela um cardápio quantificado e ela elaborou um novo cardápio para mim, dessa vez com as quantidades que devo consumir de cada item ou grupo de alimento. E agendamos nova consulta para o dia 14/09/11.

Nenhum comentário: