terça-feira, 19 de outubro de 2010

Frutas, verduras ou legumes? Desfazendo a confusão!

Muitas vezes nos confundimos quanto à terminologia adequada para designar produtos de origem vegetal. A variedade desse grupo de alimentos é imensa, sendo que alguns têm apenas ocorrência local ou regional. No Guia Alimentar Para a População Brasileira, o Ministério da Saúde, baseado nas definições de Philippi, 2003, publicou a definição de frutas, verduras e legumes.

Legumes e verduras são as plantas ou parte delas que podem ser destinadas ao consumo humano. As partes mais usualmente consumidas são os frutos, caules, sementes, tubérculos, folhas e raízes. Quando a porção comestível do vegetal são as folhas, flores, botões ou hastes utiliza-se a terminologia verdura. Já, quando os frutos, sementes ou partes que se desenvolvem na terra são consumidos, a nomenclatura correta é legume. Fruta é a parte polposa que rodeia a semente de plantas que possui aroma característico, sendo rica em suco, com sabor adocicado.

Seguem exemplos de cada categoria:
- Verduras: acelga, agrião, aipo, alface, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa e salsão.
- Legumes: cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino, cebola.
- Frutas: acerola, laranja, tangerina, manga, limão, mamão, banana.

Mas, e as leguminosas? Quem são? Trata-se de outro grupo que, ao contrário das frutas, verduras e legumes, nos fornecem boa quantidade de proteína de origem vegetal. São elas: feijões, ervilha, lentilha, grão de bico e soja!

Mesmo que nos confundimos de vez em quando, estes alimentos, independente de como chamamos, são essenciais para a manutenção do nosso equilíbrio orgânico. Devem fazer parte da nossa dieta, de preferência em sua forma natural e, se possível, orgânicos.


Fonte:
SigaSuaDieta

Nenhum comentário: